Você aprendeu uma palavra nova durante a aula de inglês, achou que havia decorado o seu significado e aplicação e até lembrou dela durante algumas vezes, mas justamente no momento em que você precisou usá-la para se comunicar a palavra desapareceu do seu cérebro? Essa é umas das grandes dificuldades encontradas pelos estudantes que aprendem um novo idioma: a retenção de vocabulário. Essa dificuldade acontece principalmente no início do aprendizado, afinal, conhecer uma língua nova é aprender diariamente uma nova realidade, com novas palavras e significados.
Para quem está aprendendo o inglês, por exemplo, a notícia boa é que já existem diferentes estratégias e recursos que contribuem para solucionar esse problema, que exige nada mais nada menos que a prática do idioma. Não entendeu? Assim como uma atividade física, em que os resultados aparecem com muito treino e dedicação, para aprender inglês a técnica deve ser a mesma, incluindo o idioma no seu dia a dia e nas atividades que desenvolve no cotidiano.
Pensando nisso, separamos algumas estratégias que vão ajudar a estimular o seu cérebro nesse aprendizado, a partir de recursos que vão aumentar o seu vocabulário em inglês. Lembre-se sempre: criar uma rotina e hábitos de aprendizado auxiliam no domínio de um idioma e são complementares ao estudo formal e às dicas dos livros e de professores.