A língua francesa é reconhecida mundo à fora como o idioma do amor e uma das mais belas faladas. Por outro lado, o francês é lembrado também como um idioma com palavras de pronúncia difícil e embaraçosas para serem aprendidas.
Os motivos? Para muitos estrangeiros, a língua francesa é vista como um idioma falado muito rápido e com muitas ligações, uma vez que existem palavras que se emendam umas nas outras, fazendo com que em várias vezes uma frase seja percebida como apenas uma palavra só. Outra dificuldade quanto a pronúncia da língua francesa é a correspondência, ou seja, nem sempre falamos exatamente como o que está escrito, já que muitas letras não devem ser pronunciadas.
Aliada a essas dificuldades iniciais, o estudante de francês pode ainda encontrar outros entraves durante o processo de aprendizado. Um deles está associado com a necessidade de algumas letras e palavras na língua francesa exigirem um “biquinho” para se aproximar da pronúncia correta. Como não estamos acostumados, já que a língua portuguesa trabalha com a musculatura da boca diferentemente, o estudante de francês precisa treinar para qualificar e melhorar os resultados, nesse caso, com a movimentação dos músculos do rosto e de sua boca.
Para mostrar que mesmo com algumas dificuldades iniciais é possível aprender o idioma e melhorar ainda mais sua pronúncia em francês, confira a lista de dicas que separamos e que vão contribuir no seu aprendizado:
1. Ouça
A primeira dica para melhorar a pronúncia em francês é começar ouvindo o alfabeto do idioma e repetindo consecutivamente e várias vezes, estimulando a musculatura bucal a partir dos movimentos desse exercício. No começo, pode ser que você estranhe e sinta um desconforto, afinal, são estímulos diferentes do que é seu habitual. Entretanto, a repetição das letras com a pronúncia correta vai ajudar na melhor fluidez de sua fala.
2. Treine no espelho
A segunda dica está relacionada diretamente com a primeira: treine a pronúncia em francês em frente a um espelho. Para melhorar a forma que você fala o idioma é preciso não ter vergonha. Com sons e fonemas diferentes da língua portuguesa, treinar em frente ao espelho ajuda a compreender melhor quais são os movimentos necessários para cada letra e sílabas e, principalmente, como formar palavras e frases com a pronúncia de um falante francês nativo.
3. Utilize os recursos que estão em suas mãos
Uma boa ideia é recorrer ao gravador de áudio do seu celular e até mesmo o microfone do computador para gravar você falando em francês. Essa tática, de pronunciar e escutar o que você diz, além de servir como um treinamento, ajuda a identificar em quais palavras e sons você está indo bem e as que precisam ser melhoradas.
Outra possibilidade que envolve o celular está relacionada diretamente com seus amigos. Atualmente, é possível, por exemplo, utilizar o WhatsApp para te ajudar a melhorar a pronúncia em francês. Como? Crie o hábito de enviar áudios falando no idioma e escute posteriormente. Além de contribuir na ampliação do vocabulário na língua, serve como recurso para melhorar sua fala. Outra possibilidade é encontrar outros estudantes que estão aprendendo o idioma e fazer grupos de conversa, onde a regra é conversar somente na língua francesa.
4. Faça associações
Uma das técnicas utilizadas por quem aprende um novo idioma é a etiquetagem, ou seja, renomear coisas e objetos que fazem parte do seu dia a dia com a escrita na língua estrangeira. Para melhorar a pronúncia em francês esse recurso pode ser utilizado também. Comece pelo seu quarto, escrevendo o nome dos objetos em francês e colando sobre eles e depois amplie para outros espaços da sua convivência. A técnica, melhora a memorização, naturalizando e internalizando as palavras e permite que a repetição ajude a qualificar a sua pronúncia no idioma.