Como utilizar os trava-línguas para aprender inglês
9 July, 2018
Como organizar seu tempo para estudar
1 August, 2018
Show all

Conheça as vagas de emprego em que saber inglês é um diferencial

Possuir fluência em um segundo idioma é uma porta para novos conhecimentos, aprendizados e oportunidades, e isso já não é mais novidade para ninguém. Outro fator que não é mais novidade, é que saber falar inglês já não é mais uma escolha no atual mercado de trabalho brasileiro, e sim um requisito mínimo em muitas candidaturas de vagas de emprego. Isso por que falar um ou mais idiomas estrangeiros atrai a atenção do mercado de trabalho, que cada vez mais busca por profissionais polivalentes, ou seja, aqueles que possam ser úteis em diferentes atividades.

Nesse sentido, engana-se quem acredita que dominar uma segunda língua é requisito apenas para os profissionais que desejam uma colocação no mercado de trabalho fora do país. De acordo com uma pesquisa divulgada em 2015 pela Catho, site brasileiro de classificados de empregos, os profissionais que possuem fluência no inglês podem ganhar até 50% a mais de que quem possui apenas o nível básico. Se antes apenas os grandes cargos exigiam um segundo idioma, atualmente é preciso estar preparado em todas as áreas. Pensando nisso, elencamos algumas profissões comuns e com muitas ofertas no Brasil que desejam colaboradores que dominem o inglês. Confira nossa lista:

Tecnologia da Informação

A área de TI é uma das que mais cresce no mundo e também no Brasil. Saber inglês e dominar o idioma ajuda o profissional da área a manter-se sempre atualizado, uma vez que as principais produções e produtos do ramo estão na língua inglesa. Aperfeiçoar o currículo incluindo a fluência em inglês desperta o interesse das empresas contratantes que cada vez mais buscam por tecnólogos das informações capazes de se comunicar com o mundo todo.

Desenvolvimento web e aplicativos

Ainda no ramo das tecnologias, uma área que cresce exponencialmente é a de desenvolvimento web e de aplicativos. Com o avanço tecnológico constante e o consumo cada vez maior de dispositivos móveis, o profissional que se destacar na área pode se dar muito bem. Para isso, é imprescindível que o desenvolver possua fluência no inglês para estar em sintonia com os profissionais que atuam no mercado externo e com as produções realizadas nos países com tradição em desenvolvimento e tecnologia.

Administração

No mundo atual, onde microempreendedores podem até mesmo exportar seus produtos para variados países, o mercado de trabalho para administração precisa cada vez mais de profissionais qualificados e que possuem fluência no inglês. O domínio na língua garante uma melhor comunicação e negociação com empresas e fornecedores estrangeiros, assim como pode prospectar novos clientes para a empresa.

Comércio exterior

O profissional do comércio exterior que possui fluência na língua inglesa pode se destacar em sua área, considerando a demanda da profissão e as atividades que podem ser desenvolvidas em uma empresa. O Brasil é um grande exportador de produtos agrícolas, possui as maiores bacias leiteiras do mundo e é sede de diversas multinacionais do ramo alimentício, automobilístico e de outros segmentos, portanto, ter o inglês como um segundo idioma é um facilitador nas relações comerciais internacionais para importação e exportação.

Turismo

O profissional do turismo que domina a língua inglesa possui oportunidades de crescimento tanto no Brasil quanto no exterior. O nosso país figura como um dos destinos mais procurados por turistas e, portanto, carece de profissionais que possam estabelecer relações com nossos visitantes. Já fora do país, o mercado é aberto para profissionais brasileiros do turismo que possam trabalhar como guias e tradutores, por exemplo.