De acordo com o Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa, imersão é o ato ou efeito de imergir, de aprofundar. Utilizado em diversos contextos, o termo imergir quando aplicado ao ensino de idiomas, pode ser considerado como um mergulho em uma língua estrangeira que se busca aprender.
Em outras palavras, o curso de imersão é uma metodologia de aprendizado em que o estudante se dedica integralmente ao contato com um idioma, com o objetivo de estimular o cérebro para pensar naquela língua. Essa prática é ideal para quem busca fluência em um segundo idioma e dispõe de pouco tempo para um curso convencional ou um intercâmbio estudantil.
Por ser um curso intensivo, focado na comunicação e nas necessidades reais dos estudantes, a imersão contribuiu na fluência do idioma de forma eficiente e rápida, a partir do contato em tempo integral com a língua estudada.
A proposta do curso de imersão é simples: grades de aulas e atividades intensas em um período de tempo pré-determinado, utilizado de forma integral para o ensino e aprendizagem. Em outras palavras, a imersão nada mais é que uma metodologia em que o aluno dedica um curto período para vivenciar o idioma de forma intensa e partir de diferentes perspectivas.
O curso de imersão não restringe idade e não exige conhecimento prévio do idioma. Assim, é possível que em uma mesma turma alunos de 12 a 80 anos, por exemplo, realizem as atividades em conjunto e aprendam um novo idioma de forma simultânea e complementar.
Além de ser um método comprovadamente eficiente, outros dois motivos vão fazer com que hoje mesmo você procure um curso de imersão em idiomas: