O anglicismo é uma palavra, expressão ou termo original da língua inglesa e que é introduzido em outro idioma, pela necessidade em dar nome a novos objetos ou fenômenos que ainda não tenham uma nomeação na língua. O anglicismo é usado também por motivos de apropriação ou incorporação cultural.
Esse fenômeno é possível graças a característica da língua ser um elemento orgânico, ou seja, está em constante transformação. É comum aprendermos diariamente novas palavras e até mesmo conhecermos expressões reinventadas, unidas, que criam um novo significado e até mesmo junção de palavras de idiomas diferentes. Essas possibilidades demonstram o quanto a língua é algo que está sempre em movimento.
Muitos dos anglicismos utilizados na língua portuguesa utilizam a grafia e pronúncia originais, porém, existem termos que são “aportuguesados” para adequação à realidade brasileira. É importante dizer que os anglicismos são diferentes dos falsos cognatos, já que esses vocábulos se parecem com as palavras em inglês e têm o mesmo significado.
Mas não é só o Brasil que faz esses empréstimos. O português de Portugal também incorporou uma quantia significante de anglicismos em seu vocabulário.
Relembre algumas dessas palavras incorporadas em nossa língua:
5 anglicismos na alimentação: bacon, delivery, grill, happy hour e milkshake.