Comemorado no dia 1º de maio no Brasil, o Dia do Trabalhador é celebrado nos Estados Unidos na primeira segunda-feira do mês de setembro, com o nome de Labor Day. O feriado é um dos mais tradicionais no país e tem como objetivo homenagear e honrar o movimento trabalhista norte-americano e as contribuições que os trabalhadores deram à força, prosperidade, às leis e ao bem-estar do país.
O Labor Day marca também o fim não oficial do verão nos Estados Unidos e é aproveitado para comemorar os últimos dias quentes antes da chegada do frio intenso. O período é próximo também do final das férias escolares, levando às comemorações não somente trabalhadores, mas, também, estudantes que aproveitam os últimos dias de folga com eventos, desfiles de ruas, festividades culturais e esportivas.
A data é aproveitada também pelo comércio, que realiza promoções grandiosas. Por ser um final de semana prolongado, os varejistas investem em descontos nas mercadorias e as vendas no Labor Day são semelhantes ao 4th of July, Dia de Independência dos Estados Unidos, e perdem somente para o Thanksgiving, que é o Dia de Ação de Graças.