Vai fazer a prova do ENEM em espanhol? Acompanhe algumas dicas
30 August, 2018
Benefícios em matricular seu filho desde cedo em um curso de idioma
14 October, 2018
Show all

Comemorado no dia 1º de maio no Brasil, o Dia do Trabalhador é celebrado nos Estados Unidos na primeira segunda-feira do mês de setembro, com o nome de Labor Day. O feriado é um dos mais tradicionais no país e tem como objetivo homenagear e honrar o movimento trabalhista norte-americano e as contribuições que os trabalhadores deram à força, prosperidade, às leis e ao bem-estar do país.

O Labor Day marca também o fim não oficial do verão nos Estados Unidos e é aproveitado para comemorar os últimos dias quentes antes da chegada do frio intenso. O período é próximo também do final das férias escolares, levando às comemorações não somente trabalhadores, mas, também, estudantes que aproveitam os últimos dias de folga com eventos, desfiles de ruas, festividades culturais e esportivas.

A data é aproveitada também pelo comércio, que realiza promoções grandiosas. Por ser um final de semana prolongado, os varejistas investem em descontos nas mercadorias e as vendas no Labor Day são semelhantes ao 4th of July, Dia de Independência dos Estados Unidos, e perdem somente para o Thanksgiving, que é o Dia de Ação de Graças.

História

O primeiro Labor Day foi realizado em um terça-feira, dia 5 de setembro de 1882, em Boston. Sua origem deriva do desejo da União Trabalhista Central em criar um feriado para comemorar as conquistas dos trabalhos. A partir de 1884 outras cidades passaram a seguir o mesmo evento e comemorar o dia dos trabalhadores na mesma data.

O dia tornou-se feriado em 1984. Nos primeiros anos, a ideia era realizar desfiles de ruas no dia de Labor Day para demonstrar ao público o trabalho das organizações comerciais e trabalhistas. Nos eventos comemorativos, por muito tempo os piqueniques realizados no Labor Day e outros espaços de diversão pública foram marcados por discursos políticos de líderes sindicais.

O Labor Day não é comemorado somente nos Estados Unidos. Desde 1880, o feriado é celebrado também na primeira segunda-feira de setembro no Canadá, e teve início com uma passeata em apoio à greve do Sindicato dos Tipógrafos de Toronto. As comemorações da aprovação das leis trabalhistas se tornaram frequentes e, desde 1894, é feriado nacional. Já na Austrália, o Labour Day é celebrado na primeira segunda-feira do mês de outubro.