Conheça as vagas de emprego em que saber inglês é um diferencial
1 August, 2018
Conheça o método não-linear para aprender um idioma
1 August, 2018
Show all

Como organizar seu tempo para estudar

Você é mais uma daquelas pessoas que estuda, trabalha, possui obrigações em casa, assume diferentes tarefas ao longo do dia e que mesmo assim estudo um idioma? Você não está sozinho nessa e assim como você, muitas outras pessoas precisam conciliar diversas funções na rotina e acabam deixando de lado a organização dos estudos. A ausência de um planejamento afeta diretamente nossa produtividade, e não é nossa intenção estudar, estudar e estudar uma segunda língua e não aprender de forma suficiente, não é mesmo?

Se você está nessa situação e deseja encontrar mecanismos para mudar seus hábitos de estudo de um segundo idioma, fique tranquilo, pois vamos te ajuda a organizar seu tempo para estudar e melhorar seu rendimento na língua inglesa, francesa, espanhola, japonesa ou qualquer outra que você esteja estudando. Lembre-se: estabelecer uma rotina de estudo exige foco, determinação e disciplina, mas que pode ser facilitada a partir de algumas dicas:

Planeje o seu dia

Nossa primeira dica pode parecer simples demais, afinal, quem nunca programou mentalmente o dia seguinte antes de dormir. Entretanto, nossa indicação vai além de apenas pensar no próximo dia, mas sim, escrever sua agenda de compromissos e obrigações conforme seu horário. Para isso, você vai utilizar apenas papel e caneta, e para os mais tecnológicos, a própria agenda ou calendário do celular. Em seu cronograma, estabeleça o que deseja e precisa cumprir no próximo dia, não esquecendo de incluir o momento de aprender ou reforçar a língua estrangeira que está aprendendo. Portanto, coloque no cronograma os horários em que estuda o idioma na escola, a quantidade de tempo que vai usar para reforçar o conteúdo em casa e assim por diante. Depois de algum tempo realizando com frequência essa organização, os resultados começarão a aparecer e você nunca mais vai deixar de se planejar.

Não fuja da realidade

Para aprender e aperfeiçoar um novo idioma, é necessário que você saiba quais são seus limites e possibilidades. Lembre-se: você é quem conhece seu horário e, portanto, é a única pessoa que sabe como organizar um cronograma que não atrapalhe as outras atividades da sua rotina. Portanto, defina se para seu objetivo você precisa estudar o inglês uma vez por semana, duas horas por dia ou apenas nos finais de semana. Mas nunca esqueça: não minta para você mesmo!

Faça boas escolhas

Encontre o melhor horário de estudo, durante o dia ou à noite e determine o horário de início e fim. Esse último ponto é essencial. Definir um limite de horário para estudar faz com que você tenha prazos a serem cumpridos e não torna o estudo uma obrigação chata.

Concentração (mas sem exageros)

No horário previsto para estudar fique longe das distrações e deixe de lado a televisão, redes sociais e seu celular. Não consegue ficar off-line? Trabalhar com recompensas pode ser uma boa ideia, afinal, cada vez que você cumpre com seus objetivos propostos é uma vitória, e essas vitórias podem ser comemoradas. Por exemplo: a cada uma hora de estudo você pode descansar por 15 minutos, assistindo TV ou dando uma checada nas redes sociais.

Planeje as suas atividades

Assim que a semana terminar faça um balanço das atividades desenvolvidas e refaça o ciclo, prevendo as dificuldades encontradas na semana anterior e mudando as ordens, para que o estudo não fique cansativo. Ao criar o hábito e se tornar uma pessoa mais organizada, aos poucos você conhece quais são seus pontos positivos e, principalmente, os negativos, podendo trabalhar diretamente para solucionar as suas dificuldades.